Search

Mapa das Periferias, Urban Big Data Centre da Universidade de Glasgow (UBDC) e a Humanitarian OpenStreetMap Team (HOT) anunciam nova parceria voltada para apoiar estratégia de Mapeamento Popular nas periferias

O Mapa das Periferias é uma plataforma interativa lançada pela Secretaria Nacional de Periferias com o objetivo de reunir e sistematizar dados e informações sobre favelas e comunidades urbanas no Brasil, por meio de uma abordagem de mapeamento comunitário. Isso permite que moradores das periferias identifiquem e mapeiem as vulnerabilidades e potencialidades de suas comunidades, gerando dados geoespaciais necessários para fomentar políticas e programas públicos.

O projeto foi oficialmente lançado em outubro de 2023, e ao longo de 2024, a equipe trabalhou no desenvolvimento e teste da metodologia de Mapeamento Popular, em consultoria com o Professor João Porto de Albuquerque, do Urban Big Data Centre da Universidade de Glasgow, que se especializa em análises urbanas participativas. Após a consolidação do mapa interativo, que ocorreu no final de 2024, a equipe estava pronta para dar os próximos passos na melhoria das ferramentas utilizadas na estratégia de mapeamento popular.

Nesta nova fase, a HOT se junta aos parceiros atuais do projeto para entregar o Aplicativo do  Mapeamento Popular, uma versão personalizada da ferramenta Field Mapping Tasking Manager (FMTM). Esta ferramenta abordará alguns dos desafios identificados nas fases anteriores do projeto, com o objetivo de simplificar a experiência do usuário e tornar a coordenação mais eficiente durante o processo de mapeamento.

De abril a novembro de 2025, a HOT apoiará a mobilização de campanhas de mapeamento em todo o Brasil, garantindo que o aplicativo para Mapeamento Popular atenda às expectativas do projeto.

“Estou encantado em avançar com esta parceria com o Mapa das Periferias e a HOT para capacitar os moradores de favelas e comunidades urbanas no Brasil com ferramentas digitais para gerar dados geográficos de alta qualidade sobre seus próprios ativos e vulnerabilidades. Com base em nossos projetos anteriores e na expertise metodológica em análises urbanas participativas no UBDC, esta parceria nos permitirá estender impactos positivos para as mais de 16 milhões de pessoas que atualmente vivem em comunidades urbanas de baixa renda em todo o Brasil, e posteriormente no mundo todo.” – Professor Porto de Albuquerque

Próximos Passos

À medida que o projeto avança, a HOT buscará o envolvimento de outros colaboradores importantes interessados em investir no aplicativo do  Mapeamento Popular. Essas ações estarão integradas aos  objetivos mais amplos do projeto para o ano, como a disseminação e  divulgação da plataforma. 

Para perguntas sobre o desenvolvimento do aplicativo para Mapeamento Popular e oportunidades de colaboração, entre em contato com Pete Masters, gerente de projeto da HOT, pelo e-mail pete.masters@hotosm.org.

Para informações gerais sobre o Mapa das Periferias, entre em contato com Talita Stael, Coordenadora do projeto, pelo e-mail coordenacao@mapadasperiferias.com