A equipe do Mapa das Periferias iniciou a implementação da estratégia de Mapeamento Popular com uma oficina de 03 dias, reunindo mobilizadores, mobilizadoras e lideranças de todas as regiões do Brasil, para discussões e conceituação que guiará a construção da ferramenta ao longo dos próximos meses. 

O Mapeamento Popular é um instrumento que vem sendo construído para ser replicado em todos os territórios periféricos, seja nas capitais ou interior. O objetivo é que os próprios territórios realizem seus mapeamentos, com apoio de parceiros e com as ferramentas desenvolvidas pela Secretaria, para viabilizar a coleta de dados e informações diretas sobre cada periferia. Esses dados serão, posteriormente, inserido no geoportal do Mapa das Periferias. 

A construção da metodologia de Mapeamento Popular terá duração de 06 meses, e será implementada em 04 territórios-piloto ao longo do segundo semestre de 2024. O processo envolve o acompanhamento da equipe de mobilizadores do projeto, consultores, lideranças comunitárias e, principalmente, a população do território.