Prêmio Periferia Viva 2024
Sobre o Prêmio

O Prêmio Periferia Viva é uma iniciativa do Ministério das Cidades, através da Secretaria Nacional de Periferias, e tem como objetivo reconhecer, valorizar, potencializar e premiar iniciativas populares, de assessorias técnicas e de entes públicos governamentais que estejam em andamento, e que promovem enfrentamento da desigualdade socioespacial e a potencialização e transformação dos territórios periféricos.

Este ano, o Prêmio está expandindo a quantidade de iniciativas premiadas e os eixos de premiação! Agora, iniciativas de assessoria técnica e iniciativas de entes públicos governamentais também podem ser inscritas na premiação. Serão premiadas 178 iniciativas em 2024!

Eixos do Prêmio

Os eixos e suas respectivas categorias deste prêmio refletem as prioridades da Secretaria Nacional de Periferias (SNP) na redução das desigualdades sociais. Todas as especificações estão detalhadamente descritas no item 3.2 do Edital.

INICIATIVAS POPULARES:

Ações socioterritoriais coletivas, lideradas e protagonizadas pela população periférica, que contribuem para a redução das desigualdades, qualificação e transformação dos seus próprios territórios, e que promovem o exercício da participação e a inserção social, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida destas regiões.

INICIATIVAS DE ASSESSORIAS TÉCNICAS:

Iniciativas desenvolvidas por assessorias técnicas territoriais, que fornecem apoio às favelas e comunidades urbanas por meio de ações de articulação multidisciplinar, mobilização social, planejamento territorial, monitoramento, desenvolvimento de planos, estratégias de incidência políticas e mediação de conflitos em territórios periféricos.

INICIATIVAS DE ENTES PÚBLICOS GOVERNAMENTAIS:

Iniciativas desenvolvidas por entidades do poder executivo que têm natureza jurídica de direito público e que desempenham funções de interesse público, tais como: Governo do Estado, Distrito Federal, Prefeituras Municipais, ou autarquias, fundações públicas, empresas públicas, sociedades de economia mista ou similares.

Este documento contém a apresentação, as instruções e os procedimentos que guiam a Comissão  Julgadora de cada um dos eixos da segunda edição do Prêmio Periferia Viva.
A Comissão Julgadora é responsável por analisar as iniciativas inscritas, selecionar as que serão premiadas e a presentar os resultados por meio de uma Ata de Julgamento. Além das instruções e procedimentos detalhados neste documento, todas as demais informações devem seguir o que está descrito no Edital de seleção MCI D nº 05/2024.

Avaliação das propostas

Ocorrerá entre os dias 19/08 e 18/09, totalmente online, por meio da Plataforma Mapa das Periferias, e nos dias 18 e 19/09 presencialmente.

Período de recurso

Ocorrerá entre os dias 28/09 e 04/10 por meio da Plataforma Mapa das Periferias, e no dia 09/10 em reunião online.

Resultado Final da Seleção

Será publicado no Diário Oficial da União após período de análise de recursos, até 14/10/2024.

Disponibilizamos abaixo o passo-a-passo de como se cadastrar no sistema e realizar suas avaliações. Abaixo há uma régua com setas onde poderá navegar pelas etapas do processo de avaliação. Ao todo, serão 3 etapas. 

Contato

Tem dúvidas sobre o processo de avaliação? Entre em contato com nosso suporte!