Sua iniciativa ainda não tem CNPJ?

Você sabia?

O Mapa das Periferias possui cadastradas mais de 3.000 (três mil) iniciativas em território periférico? São coletivos, grupos e organizações que apostam na organização territorial e comunitária para mudar a realidade das periferias brasileiras, transformando aquilo que as pessoas acham que é carência em uma potência.

…mas os desafios são enormes

Mesmo assim, são muitos os desafios. Sabemos que iniciativas periféricas muitas vezes enfrentam inúmeras dificuldades relacionadas à falta de espaço adequado, de equipe, de estrutura e acesso a recursos.

O que fazer?

Como mudar essa realidade e potencializar ainda mais essas iniciativas? A criação de um CNPJ e constituição de uma OSC (Organização da Sociedade Civil) pode ser o caminho para superar as dificuldades. 

O que é uma OSC?

Apesar do nome, essas organizações já são conhecidas nos territórios. São associações ou cooperativas que, em geral, se dedicam a atividades diversas dentro das comunidades. Essas atividades podem ser culturais, beneficentes, assistenciais, educacionais, entre outras. 

As OSCs comunitárias são uma forma muito importante de mobilizar e transformar as periferias brasileiras. O problema é que muita gente não conhece essa forma de organização ou não conhece exatamente como geri-las. Por isso, não sabe também das possibilidades e vantagens de ter uma OSC estruturada.

Quais as vantagens?

Uma OSC regularmente constituída e atuante pode ser capaz de, por exemplo, constituir e manter financeiramente uma equipe responsável por realizar as atividades. Pode alugar e adquirir estruturas e materiais próprios.

Mas o mais importante: uma OSC pode captar recursos financeiros públicos (por meio de emendas parlamentares ou editais) ou privados (por meio de fundos específicos, por exemplo). Isso pode revolucionar as atividades do seu grupo, coletivo ou organização e ajudar na transformação radical das periferias brasileiras. 

A Secretaria Nacional de Periferias quer ajudar a potencializar e multiplicar ainda mais essas iniciativas. Por isso, está lançando uma Jornada de Capacitação para integrantes de iniciativas periféricas, para fundar, dirigir e gerir organizações da sociedade civil (OSCs) comunitárias.


Se você é integrante de uma iniciativas periférica e tem interesse em saber mais sobre a Jornada de Capacitação para fortalecer a atuação no seu território, entre em contato!