O Mapeamento Popular é uma estratégia da Secretaria Nacional de Periferias para envolver as periferias de forma qualificada na produção de dados sobre as potencialidades e as carências dos territórios periféricos.
É um tipo de mapeamento realizado de maneira coletiva pelos próprios moradores e moradoras de um território, especialmente das periferias urbanas, para registrar as potencialidades e vulnerabilidades locais, além de auxiliar na identificação de ruas, becos, vielas e pontos de referência. Afinal, ninguém melhor do que as pessoas que moram no local para dizer o que tem por lá!
Ao mapear as periferias, a população auxilia o poder público a ter uma visão geral qualitativa do que existe no território, indicando o que precisa ser impulsionado e o que precisa de uma maior atenção em relação à implementação de políticas públicas para garantia de direitos e acesso a serviços públicos de qualidade.
O Mapeamento Popular dá destaque às realidades da sua comunidade, ajuda a mostrar o que a periferia tem para oferecer e o que realmente precisa, além de ser uma ferramenta valiosa na luta por melhorias e no processo de reivindicação por políticas públicas. É uma maneira de conectar periferias entre si, combater a desigualdade de informação sobre os territórios periféricos e contar a história das periferias a partir da visão da própria periferia!
Como funciona o Mapeamento Popular?
Potencialidades
Vulnerabilidades
Objetos mapeados
Lorem ipsum dolor sit amet. Sed dolor reprehenderit aut facere sint aut possimus vero sed repellendus quos a optio autem sit velit cupiditate. Et consequuntur sunt est expedita magni quo dolorem voluptatum qui rerum minima non enim pariatur. Qui excepturi rerum sit recusandae molestiae id veniam voluptate ut deleniti veniam aut iusto explicabo At voluptate dignissimos.
Lorem ipsum dolor sit amet. Sed dolor reprehenderit aut facere sint aut possimus vero sed repellendus quos a optio autem sit velit cupiditate.
Fábio de Moraes
Co-coordenador do eixo
Luan Melo
Co-Coordenador do eixo
Andresa dos Santos Oliveira
Arquiteta Urbanista
Bruna Garritano Ferreira
Arquiteta Urbanista
Marcus Bros
Arquiteto Urbanista
Fernando da Silva Soares
Coordenador do Eixo
Edgar Ramos Barra
Coordenador da Região Norte
Hannara Catarine Cunha Dias
Coordenadora da Região Centro-oeste
Isis Thayzi Silva de Souza
Coordenadora da Região Nordeste
Joelma de Sousa dos Santos
Coordenadora da Região Sudeste
Leonardo Boezio Alves Marques
Coordenador da Região Sul
O Mapa das Periferias contou com o apoio de muitas mãos para sua construção. Agradecemos aqui aos bolsistas que participaram do projeto em algum momento, trazendo uma valiosa contribuição para esta iniciativa.
Bruno Fonseca
Assessor Técnico
Chayenne Furtado de Souza
Geógrafa/Analista GIS
Fernando Túlio
Co-Coordenador do eixo de Urbanismo
Loba Makua
Analista de Redes Sociais
Lucas Pirola
Coordenador do eixo de Tecnologia da Informação
Luiz Sanches
Especialista em Desenvolvimento Web
Marcello Benigno
Especialista em Desenvolvimento de Sistemas Web Geográficos
Especialista em UX/UI
O processo de mapeamento fará uso de dois instrumentos fundamentais para concretizar a coleta e o compartilhamento de dados:
O aplicativo de identificação das potencialidades e vulnerabilidades do território, desenvolvido pela Secretaria Nacional de Periferias
O mapeamento digital dos principais elementos físicos da localidade , realizado a partir da plataforma Open Street Map.
Esses instrumentos podem parecer complexos em um primeiro momento, mas uma série de materiais e manuais serão disponibilizados aqui no site do Mapa das Periferias para auxiliar no seu uso. O uso dos instrumentos deve acontecer de forma coletiva e participativa, envolvendo o maior número possível de moradores do território.
Em breve mais informações!
Em breve o Mapeamento Popular será disponibilizado para todos os territórios do Brasil! Deixe seu contato para receber informações sobre o início do processo e como sua quebrada pode participar!
Desenvolvido pela Secretaria Nacional de Periferias 2024®
Seus dados pessoais estarão protegidos, nos termos da Lei 13.460/2017.
Caso queira entrar em contato, envie um email para snp.gab@cidades.gov.br