PERIFERIA VIVA / CEP PARA TODOS
CEP PARA TODOS
O programa CEP Para TODOS é uma parceria da Secretaria Nacional de Periferias, do Ministério das Cidades, com o Ministério das Comunicações, por meio dos Correios, a partir de Acordo de Cooperação Técnica, no âmbito do Programa Periferia Viva, e tem como principal objetivo garantir o endereçamento formal de favelas e comunidades urbanas, facilitando e ampliando o acesso à cidadania e a serviços essenciais.
Possuir um CEP é uma demanda histórica das periferias do país e o CEP para TODOS busca construir e consolidar uma política pública de endereçamento e atendimento postal e de encomendas coerente com a realidade dos territórios periféricos, integrada a outras estratégias para redução de desigualdades. O endereço, mais do que uma referência geográfica, é uma chave para a inclusão social e exercício pleno da cidadania.
Acesse o Nós Periféricos e conheça o Busca CEP para Todos
Baixe a lista de CEPs de favelas para cada estado do Brasil
Publicações
Guia Prático de Endereçamento em Periferias - CEP para TODOS
O Guia Prático de Endereçamento em Periferias – CEP para TODOS é um passo a passo direcionado a gestores, técnicos e atores interessados em implementar ações de endereçamento em territórios periféricos de suas cidades. A publicação nasce da parceria entre a Secretaria Nacional de Periferias e os Correios, que mediante Acordo de Cooperação Técnica vem atuando em articulação com prefeituras e lideranças entregando Códigos de Endereçamento Postal para vários territórios periféricos do país.
O documento apresenta um percurso metodológico desenhado para ser adaptativo e flexível em acordo com a realidade local, tendo sido estruturado em 3 fases: Planejamento e Mapeamento, Validação e Consolidação, e, por fim, Oficialização. O guia também oferece ao leitor um cardápio de documentos, mapas, estratégias e experiências de endereçamento – instrumentais importantes que servem de referência para quem desejar endereçar logradouros e residências em Favelas e Comunidades Urbanas do país. Conheça a publicação, baixe aqui o Guia!
Arranjo Institucional


