O projeto CEP Para Todos é uma parceria da Secretaria Nacional de Periferias, do Ministério das Cidades, com os Correios, que integra o Programa Periferia Viva, e tem como principal objetivo garantir o endereçamento formal de favelas e comunidades urbanas, facilitando o acesso à cidadania e a serviços essenciais.
O endereço, mais do que uma referência geográfica, é uma chave para a inclusão social, que permite o cadastro das pessoas em serviços públicos como saúde e educação, além de ser crucial em situações de emergência
A falta de um CEP em bairros periféricos traz impactos, também, para a coleta de dados e informações oficiais em levantamentos como o Censo Demográfico. A ausência de endereços oficiais é um desafio para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que não consegue contabilizar áreas e acessá-las através dos seus recenseadores. Isso, por sua vez, impacta na destinação de políticas e investimentos públicos para favelas e assentamentos informais.
O endereço é a porta de entrada
para a inclusão social e a cidadania!
Metas até 2026
com acesso ao CEP por Logradouro e atendimento e entrega postal por parte dos Correios
com disponibilidade de pelo menos uma modalidade de atendimento dos Correios
TERRITÓRIOS ETAPA 01
Bananal é uma comunidade na Zona Sul de São Paulo, que existe há mais de 30 anos e conta com uma população de cerca de 10 mil pessoas. Hoje, os moradores recebem suas correspondências através de um ponto da comunidade onde os Correios são entregues.
Santa Cruz é uma comunidade na Zona Norte de São Paulo que existe há 08 anos e conta com uma população de cerca de 60 famílias. Entregas e encomendas são recebidas através do CEP da Igreja ou de famílias que residem nas vias principais próximas à comunidade.
Scorpions é uma comunidade na Zona Leste de São Paulo, que existe há quase 10 anos e tem uma população de cerca de 280 moradores. As famílias usam o CEP de uma empresa próxima da comunidade para receber entregas e encomendas.
Nova Conquista é uma comunidade na Zona Norte de São Paulo, fundada há cerca de 10 anos, com uma população de 180 famílias. Hoje em dia, as famílias utilizam o CEP de comércios locais próximos à comunidade, quando precisam de um endereço formal.
Contrary to popular belief, Lorem Ipsum is not simply random text. It has roots in a piece of classical Latin literature from 45 BC, making it over 2000 years old. Richard McClintock, a Latin professor at Hampden-Sydney College in Virginia, looked up one of the more obscure Latin words, consectetur, from a Lorem Ipsum passage, and going through the cites of the word in classical literature, discovered the undoubtable source. Lorem Ipsum comes from sections 1.10.32 and 1.10.33 of "de Finibus Bonorum et Malorum" (The Extremes of Good and Evil) by Cicero, written in 45 BC. This book is a treatise on the theory of ethics, very popular during the Renaissance. The first line of Lorem Ipsum, "Lorem ipsum dolor sit amet..", comes from a line in section 1.10.32.
Aramis Horvath Gomes
Coordenador Geral do Projeto de Endereçamento de Periferias
Susana Freire de Sousa Montenegro Borba
Coordenadora Executiva do Projeto de Endereçamento de Periferias
Patrícia Pereira Alves da Silva
Assessora Técnica do Projeto de Endereçamento de Periferias